sábado, 8 de setembro de 2012

MOÍSES-A HISTÓRIA-PRÉ CATEQUESE 2012



Moises foi escolhido por Deus para libertar o seu povo da escravidão do Egito, com braço forte e mão poderosa: “E agora, vai! Eu te envio ao faraó para que faças sair o meu povo, os israelitas, do Egito”. (Êxodo 3,10) Homem provado e grande líder, olhando a sua historia, forçadamente abandonado pela sua mãe num rio, criado pela filha do faraó, ou seja, era filho adotivo e criado longe do seu povo. Quando adulto incomodado pela injustiça sofrida por um compatriota mata um homem egípcio e foge para o deserto, pois o faraó ameaçava-o matar. Desta historia Deus tira o maior líder do seu povo, como que um homem com esta historia poderia ser um grande líder: Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao faraó e fazer sair os israelitas do Egito?” Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será para ti o sinal de que eu te envio: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”. (Êxodo 3,11-12)
   Essa era a grande missão de Moisés, que era uma figura do grande libertador Jesus.   Deus fez passar a pé enxuto o seu povo no ar vermelho, conversa com Moisés fase a fase, como se fala com um amigo e lhe deu as tábuas da lei, Deus conduzia um povo rebelde e murmurador pelo deserto, realizando grandes prodígios e milagres por meio de seu servo Moisés. Muitas foram às provas, ele era intercessor entre Deus e o seu povo e por muitas vezes o Senhor não destruiu aquele povo de cabeça dura e murmurador por causa da fidelidade de Moisés. Vendo as leituras de hoje e o “castigo” que o Senhor infligiu a Moisés eu me perguntava: Porque Moisés não entrou na terra prometida?  
   A grande prova da sede do povo no deserto, e eles murmuravam contra Moisés e Aarão contra a terra que o Senhor lhes havia dado. Então o Senhor ordenou que seu servo ordenasse a pedra que dela brotasse água. Moisés tomou, então, a vara que estava diante do Senhor, como lhe fora ordenado. Depois, Moisés e Aarão reuniram a comunidade diante do rochedo e Moisés lhes disse: “Ouvi rebeldes! Poderemos, acaso, fazer sair água desta pedra para vós?” E levantando a mão, ele feriu duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância. Será que Moisés se deixou contaminar pela incredulidade e murmuração do povo? A verdade é que não era fácil conduzir aquele povo e naquelas situações, mas nós não podemos negar que o líder Moisés não tinha a mesma consciência que o povo, ele era escolhido, era sua missão, Deus lhe falava fase a fase como fala a um amigo, o rosto de Moisés revelava a glória de Deus.
   Ao bater na pedra duas vezes, a primeira não saiu água, na segunda Moisés bateu com raiva, por causa da humilhação diante daquele povo e duvidou da santidade e Deus, a fidelidade de Deus é a toda prova e Ele nunca deixou de cumprir as suas promessas: Então o Senhor disse a Moisés e a Aarão: “Visto que não acreditaste em mim, para manifestar a minha santidade aos olhos dos filhos de Israel, não introduzireis este povo na terra que vou lhe dar”. (cf. Números 20,1-13)
   Porque Moisés não entrou na terra prometida? Acredito porque ele duvidou da santidade de Deus, que ninguém daquele povo conhecia como ele, Deus se fez conhecer através de Moisés, na passagem da sarça ardente o senhor o chamou pelo nome e lhe disse: “Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó”. (cf. Êxodo 3,6) Moisés bateu a segunda vez na pedra com raiva por causa da humilhação, Deus realizou o prodígio, não por causa de Moisés, mas pela sua fidelidade e misericórdia. A fidelidade de Deus é a toda prova, não entrou nenhum dos murmuradores na terra prometida, com novos lideres Josué e Caleb entra um povo purificado do pecado e da incredulidade. Moisés entrou na glória de Deus, pois aparece depois para Jesus no monte Tabor, mas não entrou na terra prometida.   
   Então depois de todo esse estudo eu me perguntei: O que faria com que eu perdesse hoje a minha salvação já conquistada por Jesus? Senhor aumenta a minha fé e minha confiança, que a minha fidelidade seja a toda prova. É preciso se converter ao amor de Deus e as suas manifestações que nos conduz a vida eterna.

Minha benção fraterna
Pe Luizinho, CN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário